Virtual Box - Instalando Adicionais para Convidados - Vista Host - Ubuntu Guest

Bom, certo dia eu resolvi instalar o Ubuntu em minha máquina que atualmente utiliza Windows 7, minha intenção era meramente curiosidade, eu instalei o virtual box e decidi virtualizá-lo, logo após término da instalação não consegui instalar os adicionais para convidados isso me daria recursos legais como trabalhar com o linux em tela cheia e ouvi boatos que no linux não era possível instalar este recurso, bem perdi um tempinho pesquisando e encontrei este post do Bruno Marota. Fiz um teste em meu pc pois ele se refere ao Windows Vista e Ubuntu 8 e eu utilizo Windows 7 e Ubuntu 9.10 eu fiz alguma alterações e como obtive sucesso resolvi postá-lo.

Veja como instalar as opções adicionais para convidados utilizando o Windows 7 como Host e o Ubuntu como Guest. Assim você habilita suporte para USB, integração de mouse, diferentes resoluções de teals, modo Seamless, full screen e etc.

Os Adicionais Para Convidados servem para aumentar as funcionalidades do sistema convidado (Guest). No meu caso, utilizo o Windows 7 como Host (Hospedeiro) e o Ubuntu 9.10 como guest.

Depois de instalar esses adicionais você poderá utilizar resoluções mais altas no convidado, modo Full Screen, Seamless (Windows e Linux na mesma tela), integração de mouse (não precisa apertar o ctrl para trocar de sistema.), compartilhamento de pastas e USB.

Veja bem, essa instalação ocorre sempre no sistema convidado e não no hospedeiro, no meu caso, o convidado é o Linux Ubuntu 9.10. Muitos não conseguem instalar porque acham que devem fazer isso no hospedeiro. Repito: A instalação ocorre no GUEST (Convidado).

Instalar isto no Ubuntu é bem simples. Não tem mistério algum. Inicie a sua máquina e antes que o seu linux esteja pronto para login, clique no menu "Dispositivos" -> "Instalar Adicionais para Convidados". Veja a imagem a baixo.



Faça isso antes que o sistema convidado esteja pronto para login.

Como resultado dessa operação, a maquina virtual irá montar um CD-ROM em seu Ubuntu, conforme a imagem mais abaixo



Tudo que você precisa fazer é executar o arquivo VBoxLinuxAdditions-x86.run como super usuário. Você pode abrir o Nautilus como root e clicar duas vezes no arquivo. Ou executar o comando via console.


Para executar o comando via console, abra o terminal e digite a linha a seguir.

sudo /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions-x86.run
ou
sudo /media/VBOXADDITIONS_3.1.6_59338/VBoxLinuxAdditions-x86.run

OBS: O Ubuntu 7 não tem nativo o usuário Root, bom isso que eu li nas especificações do SO, mas beleza também tenho um post de como criá-lo.

Marcadores:

0 Responses so far.

Postar um comentário